Zambujal

De S. Julião ao Zambujal

Este trilho, circular, inicia-se e termina em S. Julião, com lindas vistas de mar e praia e com a vila da Ericeira ao longe. 

A partir da praia o trilho dirige-se para o interior, onde se percorrem zonas rurais, com bonitos vales cultivados e com a visita a dois fortes das Linhas de Torres: o forte do Zambujal, recuperado, que domina os vales profundos da paisagem circundante, e o forte de S. Julião, quase inexistente mas oferecendo uma compensadora vista de mar.

Pontos de Interesse

São Julião

Em S. Julião, junto a uma das melhores praias do concelho de Mafra, merece visita a Capela, construída no século XVIII, com painéis decorados de azulejos azuis e brancos, cujo tema é a vida de S. Julião e Santa Basilissa.

Igreja de Nossa Senhora do Ó

É desconhecida a data da sua edificação, mas alguns dos seus elementos decorativos indicam que já era utilizada para o culto no início do século XVI e foi elevada a matriz da freguesia em 1570. 

Forte Zambujal

Situado junto à povoação de Zambujal-Casas Velhas, o forte do Zambujal defendia o desfiladeiro de Fonte Boa da Brincosa, o vale da Senhora do Ó e a Estrada da Carvoeira. 

Forte de S.Julião

Inserido no núcleo defensivo da Carvoeira, na 2ª Linha Defensiva, o forte de S. Julião situa-se sobre a praia da Foz do Lisandro.

Veja também

Grous

Em redor da Barragem dos Grous Este percurso circular parte e termina no Monte de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *