Vinhais

De Vinhais à Ribeira de Ladrões e Cidadelha

Este é um percurso emblemático da resistência Monárquica, com início e fim no local onde foi hasteada a bandeira azul e branca, em plenas comemorações do 1º aniversário da República, 5 de Outubro de 1911.
O percurso inicia-se frente à Câmara Municipal de Vinhais, com a subida da encosta por onde Paiva Couceiro e as suas forças militares atacaram – Alto da Corujeira. Segue-se depois para Rio de Fornos, a partir de onde se acompanha a bonita Ribeira de Ladrões. No regresso, acompanha-se a Ribeira pela outra margem, sobe-se ao Parque Biológico e depois à Cidadelha, de onde se pode observar a bonita paisagem do alto dos seus 1021 m e visitar as ruínas de um antigo Castro. 
A partir deste ponto, o trilho faz toda a descida até Vinhais, no início por um bosque de carvalhos e outras espécies folhosas. Um percurso muito bonito no extremo do Parque Natural de Montesinho, que acompanha parcialmente os percursos marcados PR3 VNH e PR6.

Pontos de Interesse

EDIFICIO CÂMARA MUNICIPAL DE VINHAIS

O Edifício dos Paços do Concelho de Vinhais é o antigo Convento de Santa Clara

SOLAR DE RIO DE FORNOS

Solar do Morgado de Rio de Fornos, situado à entrada de Rio de Fornos.

PARQUE BIOLÓGICO VINHAIS

O Parque Biológico de Vinhais está situado no Viveiro Florestal de Prada, no Perímetro Florestal da Serra da Coroa, em pleno Parque Natural de Montesinho e a cerca de 3 km de Vinhais. 

CIDADELHA

O Alto da Cidadelha situa-se a 1021 metros de altitude, sendo um miradouro para a linda paisagem circundante, onde se pode avistar Vinhais. 

Veja também

Grous

Em redor da Barragem dos Grous Este percurso circular parte e termina no Monte de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *