Lapa

Da Sra. dos Aflitos à N. Sra. da Lapa

Com início na N. Sra. dos Aflitos, este trilho, no âmbito dos Caminhos da Fé, faz a ligação ao Santuário de N. Sra. da Lapa. A N. Sra. dos Aflitos é ponto de encontro de vários caminhos, incluindo-se o Caminho de Santiago e o de Fátima (em sentido contrário), com as variantes naturais percorridas por opção própria dos Peregrinos.
O percurso é curto e fácil, pela maravilhosa Serra da Lapa, com a sua paisagem característica de blocos de granito decorados com giesta, por caminhos rurais e florestais, também acompanhados por pinheiros e castanheiros. A partir de Quintela, já bem perto do Santuário, o percurso segue os Passos de Joana, a pastorinha muda que em 1498, segundo a tradição, foi curada com a devoção à imagem da Virgem da Lapa; Joana descobriu-a numa fenda da rocha, onde hoje se encontra o muito bonito e invulgar Santuário da Lapa. É um percurso de grande riqueza paisagística, patrimonial e religiosa. 
Em opção, o percurso pode ser iniciado no Carregal, onde viveu o escritor Aquilino Ribeiro na sua infância. Esta opção permite fazer uma viagem ao tempo do escritor, uma vez que o Santuário da Lapa, onde termina, é contíguo ao antigo Colégio dos Jesuítas, onde o escritor estudou.

Pontos de Interesse

PÁTIO AQUILINO RIBEIRO

Situado no Carregal, o Pátio Aquilino Ribeiro dá acesso a algumas casas de pedra onde o escritor terá nascido, ou pelo menos vivido grande parte da sua infância. 

N. SRA. DOS AFLITOS

Pequena capela situada perto do lugar de Cabeça de Alva, Moimenta da Beira. 

FONTE DOS CLÉRIGOS

É uma fonte artística com três bicas, obra dos Jesuítas, perto do Santuário da Lapa. 

SANTUÁRIO N. SRA. DA LAPA

A construção do Santuário teve início no século XVI, pela Companhia de Jesus, em substituição de uma pequena capela. 

Veja também

GR30-V.F.Xira

Do Forte da Carvalha ao Forte da Aguieira Esta etapa do GR30, sempre a bordejar …