GR30-V.F.Xira

Do Forte da Carvalha ao Forte da Aguieira

Esta etapa do GR30, sempre a bordejar terras do concelho de Vila Franca de Xira, faz a ligação entre a 1ª e a 2ª Linhas de Torres Vedras. O percurso começa com uma linda vista a partir do imponente Forte da Carvalha e segue por zonas rurais e florestais, com passagem por vale pronunciado. Faz depois um desvio para visita ao Forte do Cego, outro bonito miradouro sobre a paisagem circundante. Segue-se passando por algumas pequenas aldeias e lugares, de onde se destaca a pequena e antiga Ermida de S. Romão. A parte final tem passagem por bastante alcatrão, mas somos largamente recompensados com a chegada à 2ª Linha, pela vista soberba dos Fortes da Portela Grande, Portela Pequena e Aguieira.
É um percurso muito bonito, acessível, sem desníveis muito acentuados.

Pontos de Interesse

FORTE DA CARVALHA

O Forte da Carvalha, em forma de “estrela”, apresenta uma tipologia arquitectónica das mais representativas destas estruturas militares. 

FORTE DO CEGO

Também conhecido por Forte de S. Sebastião, este forte tem uma vista privilegiada sobre todo o vale de Arruda, a partir dos seus 353 metros de altitude. 

ERMIDA DE S. ROMÃO

De fundação muito antiga, a igreja de uma só nave com entrada antecedida por pequeno alpendre situa-se no alto do lugar de S. Romão. 

FORTE DA PORTELA GRANDE

Os Fortes da Aguieira, da Portela Grande e Portela Pequena constituem 3 obras militares da 2ª Linha, articuladas entre si e envolvidas por uma trincheira. 

FORTE PORTELA PEQUENA

Assim como o Forte da Portela Grande, esta obra militar nº 42 tinha como objectivo estratégico central impedir, na vertente Oeste, o avanço do inimigo pela Estrada e, no flanco Este, vigiar o Tejo. 

FORTE DA AGUIEIRA

Este Forte da 2ª Linha, obra militar nº 40, tinha como objectivo estratégico central cobrir o Forte da Portela Grande e o Forte da Portela Pequena. 

Veja também

Grous

Em redor da Barragem dos Grous Este percurso circular parte e termina no Monte de …