GR30-Mafra

Do Forte do Zambujal a Ribamar

Esta etapa da Grande Rota liga o núcleo mais a sul de toda a 2ª Linha Defensiva de Torres Vedras com o local onde se situava o forte desta Linha mais próximo do mar, em Ribamar, com passagem por fortes de outras épocas. Inicia-se assim no Forte do Zambujal, espectacular pela forma como está recuperado, mas também pela sua localização, a dominar todo o vale da Ribeira de Cheleiros e do Rio Lisandro, com o mar ao longe. 
O percurso é muito bonito, primeiro através de profundos e férteis vales e depois sempre junto ao mar, com passagem por diversas praias, famosas pelo iodo e, mais recentemente, pelo surf e ainda pela bela vila piscatória e turística da Ericeira. É um percurso um pouco extenso, mas de grande beleza natural e paisagística.

Pontos de Interesse

Forte Zambujal

Situado junto à povoação de Zambujal-Casas Velhas, o forte do Zambujal defendia o desfiladeiro de Fonte Boa da Brincosa, o vale da Senhora do Ó e a Estrada da Carvoeira. 

Forte de S.Julião

Inserido no núcleo defensivo da Carvoeira, na 2ª Linha Defensiva, o forte de S. Julião situa-se sobre a praia da Foz do Lisandro.

FORTE DE NOSSA SRA. DA NATIVIDADE

Este forte foi construído em 1706, sob o reinado de Pedro II de Portugal, para defesa do porto de pesca e praia dos Pescadores, integrado na rede de fortes de defesa da costa contra ataques e incursões de piratas.

FORTE DE MIL REGOS

A construção do Forte de Mil Regos, ou de Milreu, ou de S. Pedro, remonta ao século XVII, no contexto da Restauração da Independência, dele havendo notícia em 1675. 

FORTE DE STA. SUSANA

O Forte de Santa Susana foi mandado construir no século XVII, por ordem do Conde de Cantanhede, para defesa contra os piratas argelinos e tunisinos que atacavam esta zona costeira. 

Veja também

Grous

Em redor da Barragem dos Grous Este percurso circular parte e termina no Monte de …