GR30-Sobral

Da Sra. do Socorro ao Forte do Alqueidão

Este percurso inicia-se no cimo da Serra do Socorro, principal posto de sinais e ponto de observação das Linhas de Torres e termina no Grande Reduto do Sobral (Forte do Alqueidão), uma das mais importantes fortificações militares da primeira linha defensiva. É pois um dos troços do GR30 com mais significado histórico, maioritariamente em terras do concelho de Sobral de Monte Agraço.
O percurso desenvolve-se por entre montes e vales, paisagens agrícolas e florestais, por caminhos e por estradões de terra de acesso às muitas eólicas da região. O início e o fim do percurso são os pontos de maior interesse histórico mas também paisagístico, com vistas soberbas sobre a região.

Pontos de Interesse

Serra do Socorro

A serra do Socorro (394m) era o principal posto de sinais e ponto de observação das Linhas de Torres. 

Quinta dos Freixos

A Quinta dos Freixos, antiga Quinta do Barão de Manique, albergou, durante a terceira invasão francesa, em 1810, o quartel-general do comandante do exército anglo-luso, general Arthur Wellesley, duque de Wellington. 

Forte do Alqueidão

O Grande Reduto do Sobral, também conhecido por Forte do Alqueidão, obra militar nº 14, era uma das mais importantes fortificações militares da primeira linha. 

Veja também

Grous

Em redor da Barragem dos Grous Este percurso circular parte e termina no Monte de …