Douro (Quinta Nova)

Pela Quinta Nova (de Nossa Senhora do Carmo)

O Alto Douro Vinhateiro, Património Mundial da Unesco, é particularmente representativo da paisagem que caracteriza a Região Demarcada do Douro, a mais antiga região vitivinícola regulamentada do mundo. Esta paisagem cultural combina as encostas muito íngremes com a ação do Homem, através do cultivo da vinha em socalcos, evitando a erosão.É por esta paisagem de grande beleza que decorre o percurso pedestre, na Quinta Nova de Nossa Senhora do Carmo, entre o casario bem arranjado da quinta, o rio Douro e os pomares do século XVIII. É um percurso registado – PR 1/SBR –, que inclui variantes mais curtas e que percorre os caminhos de terra de acesso à vinha, disposta em socalcos, sempre virada para o rio Douro.O percurso é circular, com início e fim junto ao hotel e adega da quinta. É um percurso relativamente fácil, mas com declive acentuado a vencer desde o rio até à zona alta da quinta, junto ao antigo pomar oitocentista denominado Pomar de África, onde se acompanha até à azenha o ribeiro de Donelo, afluente do rio Douro. É um percurso para “sentir” a paisagem do vinho e o sempre presente Douro.

Pontos de Interesse

QUINTA NOVA DE N SRA CARMO

Casario da Quinta Nova, com o Hotel instalado em casa senhorial oitocentista, com a Adega datada originalmente de 1764 e ainda com a bonita e antiga Capela principal. 

CAPELA N. SRA. DO CARMO (RIO DOURO)

A Capela de Nossa Senhora do Carmo está situada junto ao Rio Douro, na Quinta Nova. Esta pequena capela, construída no século XVII junto à margem do rio Douro, alberga uma imagem em pedra da santa padroeira. 

MARCO POMBALINO (Quinta Nova – Douro)

Marco “Feitoria 1758”, colocado nessa data pela Companhia Geral da Agricultura das Vinhas do Alto Douro. 

Veja também

Grous

Em redor da Barragem dos Grous Este percurso circular parte e termina no Monte de …