GR30-Arruda

Do Forte do Alqueidão ao Forte da Carvalha

Com início no Forte do Alqueidão, esta bonita etapa do GR30 passa pelos seus fortes de apoio, Simplício e Machado, seguindo pouco depois por terras do concelho de Arruda dos Vinhos, pela 1ª Linha Defensiva de Torres Vedras. Até ao Forte da Carvalha, com um horizonte a perder de vista do alto dos seus 394 metros, segue-se essencialmente por caminhos tradicionais, com uma paisagem rural muito característica desta região.
O percurso abandona o GR30 na zona do vértice geodésico da Batalha, para visita obrigatória ao Forte de Paço e Sítio Arqueológico do Castelo, continuando depois o seu rumo inicial, com passagem pela Louriceira e Carvalha. É um percurso muito acessível e bonito, sem desníveis pronunciados e não muito longo.

Pontos de Interesse

Forte do Alqueidão

O Grande Reduto do Sobral, também conhecido por Forte do Alqueidão, obra militar nº 14, era uma das mais importantes fortificações militares da primeira linha. 

FORTE DO SIMPLÍCIO

Situado na Serra do Olmeiro ou Montagraço, em conjunto com os fortes do Machado e do Trinta, dava apoio ao Forte do Alqueidão. 

FORTE DO MACHADO

Situado no plano frontal da encosta da Serra do Olmeiro ou Montagraço, fazia a defesa do Forte do Alqueidão. 

SíTIO ARQUEOLÓGICO DO CASTELO

O Sítio Arqueológico do Castelo situa-se no topo de uma escarpa rochosa, a uma altitude de 283 metros, sobranceiro à povoação do Paço e coincidente com o Forte do Passo, com capacidade para 120 soldados. 

FORTE DA CARVALHA

O Forte da Carvalha, em forma de “estrela”, apresenta uma tipologia arquitectónica das mais representativas destas estruturas militares. 

Veja também

Grous

Em redor da Barragem dos Grous Este percurso circular parte e termina no Monte de …