Fóios

De Fóios a Navasfrias (Rota do Contrabando)

Entre Fóios e Navasfrias, o percurso do contrabando atravessa uma bonita serra – a Serra das Mesas –, onde nasce o Rio Côa. Estas duas localidades, outrora bastante isoladas dentro dos países de que fazem parte, beneficiaram sempre de uma grande proximidade entre as suas gentes. De facto, as trocas comerciais de subsistência mantiveram-se ao longo dos tempos, apesar de, por vezes, apenas serem possíveis através do contrabando.
Os caminhos percorridos por este trilho, não circular, que faz a ligação entre estas duas localidades, não têm qualquer dificuldade, sendo na sua maior parte de piso de terra batida, por vezes com alguma pedra. A única dificuldade é a de vencer algumas subidas longas que caracterizam a primeira parte, na ascensão à bonita Serra das Mesas, onde, para além da bela paisagem envolvente, se pode admirar a pequena nascente do Rio Côa. A segunda parte, já em terras de Espanha, faz-se sempre por bom piso de terra, a descer suavemente, até à chegada a Navasfrias.
Apesar de Fóios ser a “terra da castanha”, a vegetação mais abundante no percurso do lado português é o pinheiro bravo, acompanhado de giestas. Já do lado espanhol, o caminho leva-nos por entre carvalhos e fetos, numa moldura de grande beleza.
É um percurso fácil e relativamente curto, mas de grande beleza natural e rural.

Pontos de Interesse

FÓIOS

Os Fóios, pertencentes ao concelho de Sabugal, inserem-se nas chamadas terras do Riba Côa, a uma altitude de 950m. 

NASCENTE DO CÔA

O Rio Côa nasce num local muito bonito, bastante próximo de Espanha, com vistas de grande alcance. 

NAVASFRIAS

Navasfrias é um município raiano de Espanha, situado no sudoeste da província de Salamanca, na Serra da Gata. 

EL BARDAL

Situado a apenas cerca de 500 m do centro urbano de Navasfrias, junto ao rio Águeda, o bonito parque El Bardal possui um Centro de Interpretação da Natureza.

Veja também

Grous

Em redor da Barragem dos Grous Este percurso circular parte e termina no Monte de …