Balsamão

Em redor do Convento de Balsamão

Situado no nordeste transmontano, no alto de um monte, o Convento de Balsamão é um ótimo local para iniciar e terminar um passeio pedestre. De facto, o local do Convento é um autêntico miradouro sobre toda a região em redor, que inclui o Maciço de Morais. 
O percurso inicia-se a uma altitude de cerca de 500 m, desce até ao rio Azibo, depois acompanha a outra encosta até às antigas Termas da Abelheira. A partir daí vai na direção da aldeia do Lombo, mas desvia-se para encontrar novamente o Rio Azibo, no local onde ainda são bem visíveis as poldras mandadas colocar pelo Rei D. Diniz. Acompanham-se as bonitas margens deste rio até à ponte românica após o qual se faz a subida final até ao convento. 
É um trilho de grande riqueza geológica mas também vegetal, com a presença de inúmeras espécies, das quais se destacam azinheiras, sobreiros, medronheiros, giestas, estevas, estevinhas, oliveiras, amieiros, e choupos.

Pontos de Interesse (POIs)

CONVENTO DE BALSAMÃO

Situado na quinta de Balsamão, no alto de um monte com vistas soberbas sobre toda a região e com o rio Azibo a leste, o Convento de Balsamão pertence à Congregação dos Padres Marianos da Imaculada Conceição. 

RIO AZIBO

O rio Azibo nasce na Serra da Nogueira, concelho de Bragança. Este rio atravessa o concelho de Macedo de Cavaleiros e desagua no rio Sabor. Tem um comprimento de cerca de 50 km. 

BANHOS DA ABELHEIRA

Situado perto do convento de Balsamão e pertença da Congregação dos Padres Marianos, os Banhos da Abelheira são termas de água sulfúrea, descoberta por volta de 1860 e indicada para reumatismo, nevralgias e dermatoses. 

Veja também

Grous

Em redor da Barragem dos Grous Este percurso circular parte e termina no Monte de …