01 Julho 2014

Nova revista PASSEIOS Nº1

CapaPasseios01_Peq

Já está nas bancas a nova revista PASSEIOS Nº 1 – Por Trilhos das Aldeias Históricas.

No editorial escrito pelo diretor, Nuno Gama Nunes, pode ler-se:

“Bem-vindo ao primeiro número da PASSEIOS , uma nova revista nacional de pedestrianismo que, tal como a Revista Itinerante, é feita por caminheiros, para caminheiros. Com a PASSEIOS pretendemos divulgar os passeios pedestres, trail runnings, festas e romarias agendados por todo o país, através da secção Agenda.

O nosso leitor vai poder organizar o seu plano trimestral de caminhadas, escolhendo as que mais o atraem, e beneficiar dos vouchers de descontos que oferecemos, alguns deles muito significativos!

Para além da Agenda, a PASSEIOS tem como objetivo a divulgação de alguns percursos selecionados e testados, representativos de um tema específico, e enquadrados pela história, cultura e gastronomia desses locais e gentes. Os percursos selecionados são para ser feitos em autonomia – o “formato de campo” da revista foi pensado para que também ela vá passear, servindo de suporte ao caminheiro através das descrições do caminho e dos pontos de interesse e mapa detalhado.

Neste primeiro número começamos com “chave de ouro” – abordamos o tema das Aldeias Históricas de Portugal. Vamos para o interior quase abandonado de Portugal, onde um trabalho de grande mérito está a ser desenvolvido na requalificação do património histórico e cultural de 12 aldeias históricas. Visitamos também o “velhinho” GR22 – Grande Rota das Aldeias Históricas –, criado através de um projeto da INATEL no ano 2000, que irá em breve ser alvo de requalificação, enquadrada numa rede que engloba também Pequenas Rotas à volta das Aldeias e ainda Percursos Turístico-Culturais.

A revista PASSEIOS tem assim tudo o que é necessário para aproveitar ao máximo os passeios pedestres: percursos selecionados e testados para serem feitos em autonomia, com enquadramento do Conhecer, e ainda uma Agenda com a seleção de passeios organizados por esse Portugal fora, para o próximo trimestre.

A informação da revista é complementada por um website dinâmico e interativo – www.itinerante.pt –, onde se pode fazer download dos trilhos para GPS e partilhar informação e experiências no blogue e em redes sociais. Acompanhe o nosso Facebook.

Bons Passeios!”